Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em uma peregrinação provida pelo mundo, o ícone de Nossa Senhora de Częstochowa chegou ao Rio de Janeiro nesta sexta, 21, para reunir seus filhos em oração e promoção da cultura da vida. Ficará pelo Estado do Rio de Janeiro de 21 de março a 12 de abril, passando pela Diocese de Petrópolis, região serrana do Estado. Dom Tiago Stanislaw, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e Coordenador nacional do projeto Adoção Espiritual, é o responsável pela Peregrinação provida do Ícone polonês no Brasil.
O ícone de Nossa Senhora de Częstochowa fica na Polônia, no mosteiro dos padres paulinos, em Jasna Góra. Segundo a tradição, foi pintado por são Lucas Evangelista sobre um tampo de mesa que teria pertencido à Sagrada Família, em Nazaré. Ao longo dos séculos, essa imagem milagrosa passou por Bizâncio, Rússia, Ucrânia, Hungria, até se estabelecer definitivamente na Polônia.
Em 1430, durante um ataque ao mosteiro, o ícone foi profanado e vandalizado, e o rosto de Nossa Senhora foi cortado com lâminas. Depois da restauração da imagem, as cicatrizes permaneceram visíveis, tornando-se um símbolo poderoso da Mãe Dolorosa.
Os poloneses têm uma grande devoção a esse ícone e, no século XVIII, o rei da Polônia, João Casimiro Vasa, proclamou Nossa Senhora de Częstochowa Rainha da Polônia, coroando-a solenemente. Todos os anos, milhões de peregrinos visitam o santuário de Jasna Góra para rezar diante da imagem.
Acompanhe a Programação completa na Diocese de Petrópolis:
DIOCESE DE PETRÓPOLIS – PEREGRINAÇÃO INTERNACIONAL DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA, EM DEFESA DA VIDA. PROGRAMAÇÃO GERAL:
Dia 04/04/2025
– Paróquia Sto. Antônio do Alto da Serra, Petrópolis (Decanato São Pedro de Alcântara)
11h30 – Acolhida do ícone (Comunidade Ágape)
12h – Santa Missa presidida por Dom Tiago Stanislaw e concelebrada por Dom Joel Portella e Pe. Alex, pároco e Coordenador Diocesano de Pastoral
•
Tarde e noite: programação paroquial organizada pelo pároco
05/04/2025
– Santuário Nossa Senhora do Amor Divino, Corrêas (Decanato N. Sra. do Amor Divino)
06h30 – Acolhida do ícone (Comunidade Jesus Menino)
07h – Santa Missa presidida pelo reitor do Santuário, Pe. Rodrigo
•
Manhã, tarde e noite: programação paroquial organizada pelo pároco
06/04/2025
– Paróquia São Nicolau, Suruí (Decanato São José de Anchieta)
08h30 – Acolhida do ícone (Comunidade Mater Dolorosa)
9h – Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Egnaldo
•
Manhã e tarde: programação paroquial organizada pelo pároco (saída às 16h30);
06/04/2025
– Paróquia Santa Teresa, Teresópolis (Decanato Sta. Teresa)
17h30 – Acolhida do ícone (Comunidade Mãe do Verbo Divino)
19h – Santa Missa presidida pelo pároco, Pe. Jorge
07/04/2025
08h – Santa Missa de encerramento da peregrinação, presidida pelo Pe. Flávio, coordenador da Comissão Diocesana de Defesa da Vida.