Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No dia de São José Operário me vem uma reflexão sobre o trabalho. O trabalho faz parte da vida humana e não há como separá-lo do Mistério da Redenção.
O Verbo Divino assumiu uma profissão, a de carpinteiro. E seu pai adotivo, o glorioso São José, foi seu mestre e formador na Carpintaria de Nazaré. Nessa vida simples, identificada com a de todos nós, José foi modelo para o Filho de Deus e, consequentemente, para todos os trabalhadores. Pelo trabalho José ensinou ao menino Deus a participação na obra do criador, mas, ao ser assumido pelo Verbo ao lado de José, também se torna lugar de santificação de si e do meio em que vive. O trabalho é redimido e redime pelo mistério da vida oculta do Redentor unida à vida de José.
Por que trabalhamos? Porque amamos, diria José a Jesus lá na carpintaria tendo nas mãos a plaina. O amor a Deus, por isso imitamos sua vida. Amor a nós mesmos, por isso nos santificamos vivendo com dignidade. Amamos aos outros, pois nosso trabalho é partilha de dons para com aqueles que estão sob nossa responsabilidade e ao nosso redor. Amamos a criação, e, pelo trabalho também a santificamos, bem como o meio social no qual estamos inseridos.
O trabalho se torna na perspectiva cristã uma missão evangelizadora no mundo, uma evangelização pelo amor. Quem ama trabalha, e quem trabalha ama a Deus e a vida.
Ao contemplar José Operário salta aos olhos essa missão. Eduque-se pelo amor, e educa no amor. Trabalhar é um ato de amor, é missão evangelizadora.