Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Regina Caeli ou Coeli é recitado e cantado ao longo do Tempo Pascal em substituição à oração do Angelus. Esse Hino Medieval, escrito em latim, revela a Alma de Maria Santíssima, a Mãe do Ressuscitado, que se alegra de forma indizível e incomparável. Não há como comparar essa alegria da Ressurreição de Jesus com a alegria da Encarnação e do Natal. São Mistérios complementares, e, por isso mesmo, a alegria é incomparável. O convite que a Igreja e os anjos fazem à Virgem Mãe de Deus se une na continuidade do Alegra-te (Lc 1, 28) entoado pelo arcanjo Gabriel na Anunciação.
Seguindo uma antiga tradição. se afirma que foi composto pelos próprios anjos.
Roma estava devastada por um transbordamento do rio Tibre, que alagou a cidade e fez perderem-se os alimentos, reduzindo a população à fome. Depois disso, irrompeu uma terrível peste sobre os habitantes de Roma. Para aplacar a cólera divina, o Papa São Gregório Magno ordenou uma litania septiforme.
Esta consistia numa procissão geral do clero e da população romana, formada por sete cortejos que se dirigiam para a Basílica Vaticana. Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a tal ponto que, no breve espaço de uma hora, oitenta pessoas morreram.
Mas São Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar, e que diante do cortejo fosse levado o quadro da virgem que chora, o Ara Coeli, pintado segundo a tradição pelo evangelista São Lucas.
À medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa e os miasmas da peste se dissolviam. Junto da ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava, por cima da sagrada imagem: “Regina coeli, laetare, Alleluia!”, ao qual São Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”.
Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro. São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o castelo Sant’Angelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do cessamento do castigo.
Até hoje, no Castelo Sant’Angelo, na mais alta torre impera a solene e imponente imagem de São Miguel.
Português | Latim |
V/. Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.
R/. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia. V/. Ressuscitou como disse, aleluia. R/. Rogai a Deus por nós, aleluia. V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia. R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia. Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei- -nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém. |
R/ Regína Cæli, lætáre, alleluia;
V/ Quia quem meruísti portáre, alleluia; R/ Resurréxit, sicut dixit, alleluia; V/ Ora pro nóbis Deum, alleluia. V/ Gaude et lætáre, Virgo Maria, alleluia. R/ Quia surréxit Dóminus vere, alleluia. Oremus. Deus, qui per resurrectiónem Filii tui Dómini nostri Jesu Christi mundum lætificáre dignátus es: præsta, quæsumus; ut, per eius Genitrícem Vírginem Mariam, perpétuæ capiámus gáudia vitæ. Per eumdem Christum, Dóminum nostrum. Amém. |